Prevenção da saúde no inverno: como cuidar do bem-estar nos dias frios? 

Quando a temperatura baixa é comum que as pessoas deixem de praticar atividades físicas. Além disso, no frio, tendemos a ter uma preferência por comidas mais calóricas, que podem impactar na saúde das pessoas. Por isso, manter a regularidade dos treinos é fundamental para continuar os cuidados com a saúde mesmo nos dias em que temos preguiça de sair da cama. 

 Continue lendo para saber mais sobre os cuidados. 

Quais os cuidados com a saúde na hora de praticar exercício no inverno? 

Nos dias mais frios, é importante tomar cuidados para preparar o corpo antes de realizar atividades físicas. Isso acontece, pois a baixa temperatura e o ar seco prejudicam as vias respiratórias e a realização dos exercícios. Por isso, nesta época do ano, a nossa indicação é: 

  • alongar e aquecer o corpo; 
  • realizar treinos dentro de locais fechados; 
  • evitar se expor demais ao frio; 
  • escolher roupas mais agasalhadas; 
  • respirar mais pelo nariz; 
  • manter a hidratação tomando água e passando creme na pele. 

Por que fazer exames preventivos de saúde no inverno? 

Realizar uma avaliação médica antes de começar as atividades físicas pode salvar a sua vida. Nos dias mais frios os exames se tornam mais essenciais já que os vasos ficam mais contraídos, o que compromete a circulação, aumenta a pressão arterial e sobrecarrega o coração. 

 A partir dos laudos, os profissionais sabem se você tem alguma restrição para realizar exercícios e se não há nenhum problema de saúde “silencioso”, que possa se manifestar, como doenças do coração, pressão alta e até diabetes. Os principais procedimentos são: 

Ressonância Magnética cardíaca 

Essa ressonânca avalia a função do coração e é um dos exames mais completos para a análise do músculo cardíaco e investigar doenças cardiovasculares, como tumores, infarto e dor torácica.  

Tomografia computadorizada do coração e vasos 

O acúmulo de gordura pode obstruir os vasos, estreitar as artérias e até fechar o fluxo de sangue para o coração. A tomografia é indicada para analisar se há alguma placa calcificada que impede o fluxo sanguíneo. 

Radiografia do tórax 

Exame que mostra alterações que acometem os pulmões, costelas do tórax, ossos da coluna e coração. Sendo indicado para identificar casos de coração aumentado e vasos sanguíneos bloqueados. 

Ecocardiograma 

É um tipo de ultrassom do coração que permite a captação de alterações, como deformação e a presença de tumor ou cisto. Além disso, mostra a espessura dos músculos cardíacos, o funcionamento das válvulas e o fluxo sanguíneo; 

PET-CT 

Na área cardiológica, esse procedimento permite a mensuração dos danos causados no coração nos casos de infarto, permitindo que os médicos vejam o quanto do músculo pode ser recuperado. 

 Em tempos de frio, os cuidados com a saúde não podem ficar de lado. A indicação é fazer atividades físicas, mas realizar exames preventivos para ter certeza de que está tudo certo com você. Consulte seu médico e se for solicitado algum exame de sangue, agende conosco pelo WhatsApp ou pelo (43) 3376-6000. 

Mais artigos