RESULTADOS DE EXAMES
    • 11 Ago 2017

    Por que urinamos mais no inverno?

    Tanto a urina quanto a transpiração são meios de o corpo eliminar água e resíduos gerados no processo metabólico (como ureia e creatinina), além de minerais. “No frio, a eliminação pela pele é menor devido à vasoconstrição, ou seja, diminuição do calibre dos vasos sanguíneos que, entre outras coisas, reduz o suor”, afirma o médico nefrologista Luiz Estevam Ianhez, chefe do setor clínico da Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas de São Paulo.

    “Os hormônios que controlam a saída de líquidos pelos rins diminuem sua atividade quando a temperatura ambiente diminui e, além disso, há o aumento do metabolismo, processo que transforma os alimentos em energia e calor. Para manter a temperatura interna normal nessa época, o corpo necessita de mais comida e com isso há maior produção de resíduos a serem eliminados pela via urinária”, diz.

    No calor, urinamos entre 1 litro e 1,5 litro por dia, na média. Essa quantidade pode até dobrar num dia frio. Entretanto, isso varia de pessoa para pessoa, já que o tanto de urina produzida depende bem mais da porção de líquidos ingeridos ao longo do dia, independentemente da estação do ano.